O estresse pode estar matando a sua Fertilidade

MEDICINA CHINESA

Por Fran Libório –  01 de Março de 2020

 

O estresse é definido como uma incapacidade de responder apropriadamente para o meio ambiente. A resposta física resultante pode se manifestar como alterações no sistema nervoso incluindo queixas como: insônia, inquietação, nervosismo ou um estado geral de agitação.

Em alguns casos o sistema imunológico se torna comprometido, resultando um aumento de suscetibilidade a gripes e resfriados, desequilíbrios hormonais e até estados de doenças crônicas.

 

Uma resposta de alerta do estresse é sobre a ADRENALINA

Esse hormônio liberado durante o estresse  inibe a utilização da progesterona, um dos principais hormônios chave para a reprodução.

Infelizmente a resposta ao estresse evita que o fluxo sanguíneo vá para o sistema reprodutor e endócrino. O sangue é importante para nutrição e a longo prazo esses canais se tornam deficientes, desencadeando  cólicas intensas, TPM e infertilidade.

 

O ESTRESSE PODE AFETAR A CONCEPÇÃO?

Um estudo importante sobre os efeitos do estresse na concepção publicado pela universidade de Califórnia em San Diego, examinou a taxa de gravidez em mulheres com alto nível de estresse durante a FIV. Esse estudo concluiu que 93% das mulheres com alto nível de estresse tiveram menos chances de engravidar.

 

O que os chineses falam sobre estresse?

Curiosamente, na China não existe o termo estresse nos clássicos. O fenômeno físico mais próximo é estagnação do QI. Esse descreve uma condição observada para músculos tensos e hiperatividade de energia yang.

Os chineses dizem que o principal motivo da estagnação do Qi do fígado é ter desejos frustrados. (Existe maior frustração do que desejar ter um filho e não conseguir?)

Lembre-se: na tradição Chinesa, não há separação entre mente, corpo e espirito. Quando você trata o corpo ajuda a mente e o espirito a se conectar.

Como nutrir a sua saúde reprodutiva?

Técnicas como Qi Gong, respiração, meditação, acupuntura, alimentação, atividade física, psicoterapia podem ajudar desbloquear essas emoções estagnadas.

Alimentos com potencial terapêutico para fertilidade: tofu, peixe, cevada, feijão de corda e preto, aspargo, amora preta, geleia real sublingual, sementes e nozes, vegetais e folhas verdes escuras, suco de uva integral.

Chá de amora, sálvia, casca de romã;

ATENÇÃO: Para um tratamento individual você deve procurar um especialista, esse post é apenas informativo.

 

 

 

REDES SOCIAIS

CATEGORIAS

MEDICINA CHINESA

FLORAIS DE BACH

MINDSET

NEGÓCIOS DIGITAIS

Tenha acesso gratuito ao download do ebook acima.

LISTA VIP

Entre para a nossa Lista VIP e receba conteúdos exclusivos sobre Medicina Integrativa

HOME  |  SOBRE  |  TREINAMENTOS  |  BLOG  |  SHOP  |  CONTATO

Saúde Fértil nas redes sociais

© AGHI - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por AFETO DESIGN