O QUE OS ESPECIALISTAS ESTÃO DIZENDO SOBRE A CRANIOPUNTURA DE YAMAMOTO?
MEDICINA CHINESA
Por Raphael Barreiros & Luana Borges – 25 de Junho de 2019
Conhecido como Yamamoto New Scalp Acupuncture (YNSA) e Craniopuntura Japonesa, a Nova Craniopuntura de Yamamoto obteve um crescimento rápido e em aproximadamente 30 anos de existência já era reconhecida como uma técnica de alta eficiência e utilizada em diversos países, como por exemplo Japão, Alemanha, Hungria, EUA, etc.
Por ser uma técnica precisa e de fácil aplicação, Yamamoto se tornou um dos pioneiros mais importantes na área de acupuntura de microssistemas. Sabe-se que atualmente cerca de 50% dos atendimentos da acupuntura constitui-se de microssistemas. Tal fato corrobora para o entendimento de que os microssistemas possuem resposta rápida e menor desconforto ao paciente/cliente.
A técnica foi apresentada ao mundo em 1973 no 25º encontro da Sociedade Japonesa de Ryodoraku, realizado em Osaka no Japão. Com o objetivo de diferenciar a técnica da Craniopuntura Chinesa, Yamamoto adicionou o termo “Nova”.
Yamamoto percebeu que haviam somatotopias pelo corpo e mapeou de forma que as tornasse funcionais. Percebeu que os pontos de YNSA estavam alocados tanto na região YIN (do VG20 para a região frontal) quanto para a Região YANG (do VG20 para a região occipital).
COMO A CRANIOPUNTURA PODE AJUDAR VOCÊ? CONHEÇA AS INDICAÇÕES ABAIXO:
A YNSA é dividida em quatro grupos de pontos:
- Pontos básicos: aparelho locomotor;
- Pontos sensoriais: órgãos dos sentidos;
- Pontos cerebrais: cérebro, cerebelo e gânglios basais;
- Pontos Y: órgãos internos.
Clique aqui para saber mais sobre essa técnica:
http://bit.ly/craniopunturadeyamamoto
As indicações da Craniopuntura são inúmeras
Vão desde quadros álgicos comuns como dores agudas e crônicas, enxaqueca, ansiedade, má qualidade do sono, quadros neurológicos, sequelas de acidente vascular cerebral, alergias, sintomas climatéricos, distúrbios hormonais, rinite, sinusite, ATM, etc.
1. Pontos Básicos
Os pontos básicos visam o tratamento das regiões do corpo referentes ao aparelho locomotor. É possível observar que a puntura desses pontos possui grande potencial analgésico e de aumento da amplitude de movimento.
2. Pontos Sensoriais
Os pontos Sensoriais são referentes aos órgãos dos sentidos como olho, nariz, boca e ouvido. A utilização desses pontos será indicada para qualquer queixa nesses órgãos.
Lembre-se:
As contraindicações da YNSA são poucas e se enquadram com as contraindicações da acupuntura, tais como: paciente hemodinamicamente instáveis, febre alta, com feridas ou tumores na região dos pontos de YNSA, e as contraindicações específicas de uso de Eletroacupuntura e Laserpuntura.
3. Pontos Cerebrais
Os pontos Cerebrais são referentes aos pontos Cérebro, Cerebelo e Gânglios da Base. São indicados para quadros neurológicos, insônia, Alzheimer, Parkinson, dores agudas ou crônicas, ansiedade, estresse, etc.
3. Pontos Y
Os pontos Y são pontos localizados na região temporal e representam os Zang FU (Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa. Segundo Yamamoto, sua utilização visa o desbloqueio do meridiano em questão. Este sistema deve ser utilizado a partir de uma avaliação e diagnóstico próprios da YNSA.
Texto por Luana Borges & Raphael Barreiros
Mestrandos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; Possuem pesquisas em desenvolvimento e já desenvolvidas com a utilização da YNSA no tratamento de dores crônicas, qualidade de vida e qualidade do sono; Professores convidados da Universidade Federal Fluminense – UFF; Membros do grupo de pesquisa: Laboratório de Pesquisa e Experimentação de Tecnologias para o Ensino e Cuidado em Enfermagem – L@PETeCEnf – UFF; Especialistas em Acupuntura e Eletroacupuntura pela ABACO
REDES SOCIAIS
CATEGORIAS
MEDICINA CHINESA
FLORAIS DE BACH
MINDSET
NEGÓCIOS DIGITAIS
Tenha acesso gratuito ao download do ebook acima.
LISTA VIP
Entre para a nossa Lista VIP e receba conteúdos exclusivos sobre Medicina Integrativa
© AGHI - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por AFETO DESIGN