3 FITOTERÁPICOS QUE AUMENTAM A FERTILIDADE
MEDICINA CHINESA
Por Fran Libório – 03 de setembro de 2019
Foto da Farmácia de fitoterapia do Hospital Tongren Beijing
A demanda por fitoterápicos tem crescido nas últimas décadas como alternativa aos tratamentos alopáticos para deficiências hormonais. Sendo a Medicina Chinesa muito procurada para tratamentos naturais e efetivos.
As causas mais frequentes de infertilidade masculina são:
- Varicocele
- Drogas, álcool, cigarro e obesidade
- Doenças sexualmente transmissíveis
- Envelhecimento
- Pouca mobilidade dos espermatozoides
- Espermatozoides anormais
- Vasectomia
Foto da Farmácia de Fitoterapia Chinesa do Hospital Tongren Beijing
A Medicina Chinesa fortalece os órgãos responsáveis pela fertilidade, melhora a mobilidade dos espermatozoides e aumenta os níveis de testosterona.
Já o tratamento pela Medicina ocidental é a base de medicamentos, mudança no estilo de vida e em alguns casos cirurgias.
Evidências científicas apoiam o uso de alguns fitoterápicos para melhorar a concentração de testosterona sérica e parâmetros do sêmen. Veja o que mostra alguns estudos sobre o uso da fitoterapia em quadros de fertilidade.
1. Mucuna pruriens
Mucuna é um medicamento fitoterápico que promove leve redução do estresse através da diminuição dos níveis de cortisol e modulação antioxidante seminal. Assim sendo, é um dos fitoterápicos mais promissores usados para aumentar os níveis de testosterona, contagem de espermatozoides e modular os níveis de radicais livres. O uso da mucuna pode aumentar a testosterona estimulando o hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), o hormônio luteínizante (LH) e através da inibição da prolactina.
A suplementação de mucuna durante 12 semanas mostrou melhora na oligozoospermia, relatando maiores aumentos na contagem de espermatozoides.
2. Ashwagandha
Tanto a mucuna quanto a ashwagandha exercem efeitos semelhantes sobre os níveis de radicais livre melhorando a qualidade do sêmen. Os mecanismos propostos são baseados em estudos que encontraram melhorias nos níveis séricos da testosterona e esperma, após o uso desses fitoterápicos em homens inférteis por 12 semanas.
Lembre-se: de acordo com a causa da infertilidade masculina, o PROFISSIONAL indicará o fitoterápico adequado e o procedimento ideal a ser adotado.
3. Feno grego
Rao et al. avaliaram 80 mulheres saudáveis, que relataram baixa excitação sexual durante o ciclo menstrual. Em um estudo duplo-cego, randomizado as mulheres foram divididas em dois grupos. O primeiro fez uso de 600 mg/dia de feno-grego e o segundo usou placebo por oito semanas (Rao et al., 2015). Os pesquisadores relataram um aumento significativo nos níveis de testosterona, estradiol e na excitação sexual entre as participantes alocadas no grupo que usou feno-grego em comparação ao grupo placebo.
Artigo: Beyond tribulus (Tribulus terrestris L.): The effects of phytotherapics on testosterone, sperm and prostate parameters. (Heitor O. Santos, Scott Howell, Filipe J. Teixeira, feveriro 2019).
REDES SOCIAIS
CATEGORIAS
MEDICINA CHINESA
FLORAIS DE BACH
MINDSET
NEGÓCIOS DIGITAIS
Tenha acesso gratuito ao download do ebook acima.
LISTA VIP
Entre para a nossa Lista VIP e receba conteúdos exclusivos sobre Medicina Integrativa
© AGHI - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por AFETO DESIGN