COMO AGULHAS NA CABEÇA ALIVIA DORES CRÔNICAS?

MEDICINA CHINESA

Por Raphael Barreiros & Luana Borges – 20 de Agosto de 2019

 

Você sabe o que é Craniopuntura de Yamamoto ou YNSA?

A sigla significa Yamamoto New Scalp Acupuncture (YNSA), a Nova Craniopuntura de Yamamoto.

Por ser uma técnica precisa e de fácil aplicação, Yamamoto se tornou um dos pioneiros mais importantes na área de acupuntura de microssistemas. A verdade é que poucos profissionais utilizam desta técnica corretamente, ela é um diferencial para os Acupunturistas que se atualizam!

Recomendo o curso de Craniopuntura de Yamamoto: curso de craniopuntura de yamamoto

E o que os trabalhos estão mostrando sobre ela?

As evidências científicas acerca da técnica Nova Craniopuntura de Yamamoto vêm aumentando nos últimos anos. Na área de saúde do trabalhador, é possível perceber que a atividade laboral pode ser um fator positivo em alguns aspectos e negativo em outros. Principalmente quando falamos de profissionais de saúde, os agravos a nível osteomuscular são inúmeros por diversos motivos associados ao tipo de trabalho em que exercem.

Nossa primeira publicação na área de Craniopuntura de Yamamoto teve como objetivo caracterizar a YNSA como instrumento para o tratamento da dor não específica em profissionais de saúde de uma Estratégia Saúde da Família (ESF). A atenção primária de saúde (APS) é fundamental para a prevenção e promoção da saúde da população. Esses profissionais trabalham de segunda a sexta e a equipe é multidisciplinar.

 

Os resultados foram além do esperado

 

A metodologia do estudo foi do tipo antes e depois, ou seja, cada indivíduo foi seu próprio controle tendo em vista que a comparação foi feita nos momentos antes e imediatamente depois das sessões. O cenário foi uma ESF:

 

  • 4 semanas: esse foi o período que durou o processo de coleta dos dados
  • Atendimentos: totalizando 8 sessões
  • Frequência: sendo realizadas 2 sessões por semana

VEJA O ARTIGO COMPLETO

A linha preta e a linha cinza representam o momento antes e depois da sessão, respectivamente. Após a coleta dos dados da EVN foi possível criar o gráfico acima onde estão as médias das dores dos sujeitos da pesquisa.

Ao final da experimentação percebemos que a YNSA auxiliou na redução da dor (p=0,009) em 100% dos participantes deste estudo. Muito além dos resultados da dor, percebemos através dos relatos dos participantes que ocorreram outras alterações extremamente benéficas.

Foi utilizada a Escala Visual/verbal Numérica (EVN) antes e após cada sessão para quantificar a percepção de dor destes indivíduos, sendo 0 correlacionado a ausência de dor e 10 representando uma dor insuportável. Esta é uma escala simples que pode e deve ser utilizada por acupunturistas em seus consultórios afim de quantificar a dor referida pelos pacientes.

Parece pouco, mas, mais da metade da equipe sofria de dores crônicas

Apenas 7 toparam participar da pesquisa.

Os dados foram analisados com auxílio do programa Bioestat 5.3, dessa forma foi possível realizar os testes estatísticos.

1.    41% do total

O grupo foi composto por 7 sujeitos, aproximadamente 41% do total dos profissionais da equipe que compõem o cenário do estudo.

2. médias das dores

Após a coleta dos dados da EVN foi possível criar o gráfico acima onde estão as médias das dores dos sujeitos da pesquisa.

 

Redução da dor:

Apesar de não se ter um n amostral grande a ponto de promover uma evidência científica excelente, houve uma expressiva e incontestável redução de dor nos sujeitos da pesquisa.

 

Tendo em vista que iniciaram com uma média de dor muito elevada e na última sessão, no momento anterior a sessão, já não haviam relatos de dores.

Para nós acupunturistas, as dores crônicas fazem estreita correlação com o Yin, porém, neste estudo não utilizamos nenhum Zang Fu.

Os pontos eram referentes apenas as áreas reflexas, ou seja, se a dor era no pé o ponto escolhido seria o ponto do pé e o mesmo só era punturado caso o ponto estivesse reativo a palpação.

Estamos empenhados em pesquisar mais para entender melhor o funcionamento deste microssistema maravilhoso. Esperamos ver mais e mais pesquisas sendo publicadas e muitos brasileiros aumentando seu arsenal terapêutico com a YNSA.

Ficou curioso para aprender mais?

Para aplicar a Craniopuntura com segurança e de forma efetiva, você não precisa ser um mestre!

O curso de Craniopuntura reúne todo o contéudo para te capacitar a tratar desde dores crônicas a doenças neurológicas e emocionais, aulas com 60% de prática.

Conheça agora o curso de Craniopuntura de Yamamoto:

http://bit.ly/craniopunturadeyamamoto

 

Texto por  Luana Borges & Raphael Barreiros

Mestrandos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; Possuem pesquisas em desenvolvimento e já desenvolvidas com a utilização da YNSA no tratamento de dores crônicas, qualidade de vida e qualidade do sono; Professores convidados da Universidade Federal Fluminense – UFF; Membros do grupo de pesquisa: Laboratório de Pesquisa e Experimentação de Tecnologias para o Ensino e Cuidado em Enfermagem – L@PETeCEnf – UFF; Especialistas em Acupuntura e Eletroacupuntura pela ABACO

REDES SOCIAIS

CATEGORIAS

MEDICINA CHINESA

FLORAIS DE BACH

MINDSET

NEGÓCIOS DIGITAIS

Tenha acesso gratuito ao download do ebook acima.

LISTA VIP

Entre para a nossa Lista VIP e receba conteúdos exclusivos sobre Medicina Integrativa

HOME  |  SOBRE  |  TREINAMENTOS  |  BLOG  |  SHOP  |  CONTATO

Saúde Fértil nas redes sociais

© AGHI - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por AFETO DESIGN